CRIANÇAS
Nos bebés, o principal sintoma de Deficiência de alfa1 antitripsina (Alfa1) é a icterícia (olhos e pele de cor amarela), fezes mais claras ou brancas (devido à retenção de bilirrubina no fígado), inchaço do fígado e do abdómen, e crescimento insuficiente para a idade.
A icterícia é uma situação frequente nos bebés até ao primeiro mês e meio de vida, não significando que tenham Alfa1 ou outra doença hepática. No entanto, se após este período a icterícia se mantém, recomenda-se análises ao sangue de forma a esclarecer o motivo desta alteração de bilirrubina e identificar se há outras alterações nas enzimas hepáticas.
Os bebés que desenvolvem doença hepática por Alfa1, podem também ter fezes mais moles e pastosas e não terem um aumento de peso normal. Durante um exame médico a criança pode apresentar o fígado e o baço aumentados e até notar-se um inchaço visível do abdómen. Isto pode ser causado pela inflamação e cicatrização do tecido hepático devido à Alfa1 ou a outro problema de fígado.
Crianças mais velhas com doença hepática causada por Alfa1, podem também ter os mesmos sintomas dos bebés assim como sentirem-se fracos e cansados.
A maioria das crianças com Alfa1 pode não apresentar sintomas de doença hepática.
Assim, no caso das crianças, devemos estar atentos a:
– Perda de peso ou incapacidade de aumento de peso normal para a idade;
– Cansaço permanente ou letargia;
– Perdas de sangue nasal persistentes;
– Vómitos com sangue;
– Vestígios de sangue nas fezes (de cor preta ou encarnada);
– Tornozelos inchados, principalmente à noite.